Ride Across Portugal - Etapa 5
Etapa 5
Etapa 5 / Évora - Mértola / 153 km / 24 maio
Menu
Cidade de Partida
Cidade de Chegada
Perfil
Mapa
Hotel
Évora

Cidade Alentejana, capital de distrito e sede de um dos maiores concelhos do País, Évora é uma das mais emblemáticas cidades Portuguesas. 

O seu belo centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, numa área de cerca de 105 hectares e cerca de 400 edifícios, que é, por si só, um dos melhores motivos para visitar esta maravilhosa cidade Alentejana. 

Évora é conhecida pela importante presença Romana na época da ocupação da península, Évora foi mesmo chamada Liberalitas Julia. Durante as invasões barbaras, Évora esteve sobre domínio visigodo. Em 715 d.C. a cidade foi conquistada pelos mouros, tendo sido reconquistada por Geraldo ''sem pavor'' em 1166, ) tornando-se durante a Idade Média uma das mais prosperas cidades do reino, tendo sido, em 1551, fundada pelos Jesuítas a Universidade, símbolo de juventude e saber desta emblemática cidade. 

Com toda esta rica história, não faltam no município de Évora locais de incontornável visita, como a sua imponente Sé Catedral construída entre 1186 e 1204, o conhecido Templo Romano (popularmente apelidado de “Templo de Diana”) construído entre o século I e III d.C, a Igreja de São Francisco e a sua célebre Capela dos ossos, totalmente revestida de ossadas humanas, a bonita Igreja dos Lóios (século XV), ou o Palácio de D. Manuel, com a interessante Galeria das Damas, parte do que resta do Paço do século XVI construído pela Dinastia de Avis que tanto influenciou e adorou estes domínios. 

As cerca de 20 igrejas e mosteiros da cidade denotam a sua importância histórica e religiosa. Local bem central e imperdível é a famosa Praça do Giraldo, com arcadas em estilo árabe e uma fonte datada de 1571, local de encontro de todas as gerações, de animação e espectáculos especiais. 

Évora possui uma excelente oferta de artesanato, hotelaria e restauração, podendo-se degustar verdadeiras delícias típicas Alentejanas, numa cidade que tradição, conjuga paz de espírito, história e animação como poucas. 

Mértola

Vila do Baixo Alentejo, sede de um dos maiores municípios do País, Mértola é um local histórico de rara beleza natural e patrimonial, que importa conhecer. 

Situada numa zona abençoada pela natureza, na margem do Rio Guadiana, desde cedo Mértola utilizou o melhor que o rio tem para oferecer. Palco de alimento, comunicação e troca de bens, e até de defesa nacional.

Toda a Vila denota Património histórico, marco da importância desta localidade ao longo dos séculos, encimada pelo seu bonito Castelo, e agrupada hoje em dia por diversos núcleos que melhor a dão a conhecer, como o Núcleo da Ermida e Necrópole de S. Sebastião, o de Arte Sacra, na antiga Igreja da Misericórdia, ou mesmo o de Artesanato, a Basílica Paleocristã, a Casa Romana ou a Igreja Matriz, antiga mesquita do Século XII, tendo a sua construção incorporado elementos de construções anteriores, nomeadamente de época romana. 

À rica história, aliam-se costumes e tradições tão bem mantidos, como são exemplo os produtos tradicionais da região: a carne, o pão, o mel, os afamados queijos de cabra e de ovelha, os enchidos, a doçaria e a tecelagem, sem esquecer o fresco peixe provido pelo Rio Guadiana. 

Perfil
Mapa
Vila Galé Évora

O hotel Vila Galé Évora, inaugurado em 2015, fica junto às muralhas desta cidade do Alentejo, a dois minutos a pé do centro histórico.

Dedicado à cultura alentejana, este hotel em Évora permite-lhe sentir a tradição e a história da região assim que entra. O Cante Alentejano, classificado como património imaterial da humanidade pela UNESCO, e a herança muçulmana do Reino Al Andaluz inspiram a decoração. Também a arte equestre é retratada no hotel Vila Galé Évora, numa parceria com a Escola Nacional de Arte Equestre de Alter do Chão. Por isso, aproveite a estadia para deambular pelo hotel e ver as imagens, as letras das ‘modas alentejanas’ escritas nas paredes, os trajes típicos dos cavaleiros.

Com 185 quartos e suítes amplos e modernos – descubra a surpresa cromática que preparámos para que relaxe plenamente – o hotel Vila Galé Évora conta ainda com dois restaurantes, um bar, piscina exterior para adultos e para crianças, com escorregas. O spa Satsanga com vertente médica e tratamentos exclusivos com produtos naturais da região, a piscina interior aquecida, sauna e banho turco, são outras das facilidades do hotel.

Para o segmento de negócios, no hotel Vila Galé Évora está disponível um bem equipado centro de convenções, com quatros salas.

Neste hotel em Évora, além de estar praticamente em frente à estação de autocarros expresso, tire partido da localização para, numa breve caminhada, chegar à famosa praça do Giraldo, animado pelas suas esplanadas e arcadas. E siga caminho pelas pitorescas vielas e praças de Évora, considerada Património da Humanidade pela UNESCO, passando pelo Templo Romano e pela capela dos Ossos na igreja de São Francisco Aqueduto Água de Prata. Mas também pela Sé Catedral, a maior catedral medieval do país, e pela universidade. Depois, divirta-se aproveitando os muitos restaurantes e bares e o ambiente vibrante desta cidade também estudantil.

Nas redondezas deste hotel em Évora, visite a Gruta do Escoural, com as suas gravuras paleolíticas que remontam a 25 000 a.C., o Cromeleque dos Almendres, o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa ou o Castelo de Monsaraz, o Castelo de Estremoz e o Paço Ducal de Vila Viçosa.